22.6 C
Jacobina do Piauí
6 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Câmara de Picos realiza sessão com homenagens, novos projetos e celebração por ginásio inaugurado

Na tarde desta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Picos realizou a 15ª sessão ordinária do ano legislativo de 2025. Presidida pelo vereador Rinaldinho, a reunião contou com a presença dos parlamentares da Casa, que apresentaram requerimentos, votaram projetos de lei e realizaram homenagens a personalidades que têm prestado relevantes serviços à cidade. A sessão foi marcada por um clima de serenidade e produtividade, com discussões voltadas ao desenvolvimento de Picos e ao reconhecimento de figuras públicas importantes.

Durante a sessão, foram encaminhados à Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final diversos projetos, como a concessão de títulos de cidadania picoense e reconhecimento de utilidade pública. Também foram aprovados projetos em primeira e única votação, entre eles o que denomina ruas e homenageia lideranças locais com a Medalha Coêlho Rodrigues. Em sua fala, o presidente da Câmara, vereador Rinaldinho, apresentou requerimento solicitando da Prefeitura a instalação de uma academia popular de saúde no bairro Morro da AABB e o complemento do calçamento que liga a Rua Antonio Tibúrcio à antena da Rádio Difusora. O parlamentar destacou que o pedido atende uma antiga reivindicação da comunidade, especialmente do saudoso Justino, ex-presidente da associação de moradores do bairro.

Além disso, Rinaldinho celebrou a inauguração do novo Ginásio Poliesportivo de Picos, entregue recentemente com apoio do Governo do Estado. O vereador enfatizou que a obra é moderna, está entre as melhores do Piauí e representa uma conquista histórica para o esporte local. Segundo ele, o equipamento, que será gerido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, beneficiará diretamente a juventude e a comunidade escolar. O presidente também destacou o avanço no tratamento oncológico no Piauí, com o Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina já oferecendo atendimento especializado e Picos sendo cotada como a próxima cidade a receber esse serviço, conforme promessa do governador Rafael Fonteles.

Além das falas do presidente, os demais parlamentares apresentaram requerimentos com demandas importantes para diversas comunidades:

  • Ver. Maté solicitou a recuperação da pavimentação da Rua Egídio Francisco da Luz (bairro Ipueiras) e a instalação de redutores de velocidade na PI-375, na entrada do bairro Morada Nova.
  • Verª. Dalva Mocó cobrou limpeza e poda no bairro Catavento e a instalação de uma central de marcação de exames na UBS da Paraibinha.
  • Ver. Chaguinha pediu a revitalização da Praça José Carlos Filho (bairro Condurú), a solução para o problema de abastecimento de água no povoado Angical dos Domingos e apresentou moções de pesar pelas professoras Ana Maria de Sousa e Francisca Núbia Valério.
  • Verª. Creusa Nunes solicitou reposição de lâmpadas e melhorias em ruas nos bairros Pantanal, Louzinho Monteiro e povoados da zona rural.
  • Ver. Edilson Carvalho pediu limpeza geral nas imediações da Clínica Anizinha Luz (bairro Ipueiras) e reposição de lâmpadas na Avenida Anísio da Luz.
  • Ver. Hugo Victor cobrou pavimentação e recuperação de vias nos bairros Passagem das Pedras e Boa Sorte.
  • Ver. Zé Luís solicitou melhorias no povoado Riacho Vermelho e pavimentação de várias ruas nos bairros Passagem das Pedras e Samambaia.
  • Verª. Noêmia Marques solicitou iluminação na academia do bairro Pantanal e ampliação das atividades de Capoterapia para idosos.
  • Ver. Renato pediu reposição de lâmpadas no bairro Boa Sorte e na Av. Beira Rio.
  • Ver. Antonio Moura apresentou moções de pesar às famílias de Analí Castro de Sousa e Milton Marinho Coêlho.

Durante a sessão, também foram encaminhados projetos de lei e decretos legislativos para votação e apreciação das comissões, incluindo títulos de cidadania picoense e concessões da Medalha Coêlho Rodrigues a personalidades com relevantes serviços prestados ao município.

A sessão ainda foi marcada por uma moção de pesar aprovada em homenagem à professora Ana Maria de Sousa, falecida no dia 10 de junho. Educadora respeitada e fundadora do tradicional Colégio São Lucas, Ana Maria foi lembrada por sua dedicação à formação de gerações de picoenses. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais