28.2 C
Jacobina do Piauí
5 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Câmara de Picos aprova projeto de emissão de carteiras para pessoas com Transtorno do Espetro Autista

Wellington Dantas

A Câmara Municipal de Picos aprovou ontem, através de Projeto de Lei do vereador Wellington Dantas, a emissão de Carteiras de Identificação do Autista (CIA), que visam a concessão de direitos prioritários à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com o vereador Wellington Dantas, a própria Secretaria Municipal de Assistência Social emitirá o documento, “desburocratizando” a vida dessas pessoas.

“Essa carteira é um projeto federal. Aqui no Piauí, para que uma pessoa com TEA obtenha a identificação, necessita se dirigir à Ceid em Teresina. Pensando nisso, criamos esse projeto de Lei que permite que a própria SEMTAS emita a CIA. Isso facilitará as pessoas com autismo, pois não necessitarão apresentar, em todos os locais, documentação médica comprovando o autismo”, explicou.

A carteira faz com que a pessoa com TEA tenha direito em acesso a cinemas, transportes públicos, assim como prioridade no atendimento em órgãos públicos.

Wellington Dantas enviou ainda, à Comissão de Legislação, a proposta de um novo projeto ligado à área, em que permite que servidores públicos que sejam responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham redução de 50% na carga horária de trabalho, a fim de um atendimento mais adequado

“O que se tem que se entender é que não é um benefício banal. Família que tem um autista, os pais necessitam de uma flexibilidade. Autistas requerem atenção, cuidado, carinho. E nas fases iniciais é recomendado o tratamento clínico com fisioterapias, fonoterapias, terapias ocupacionais, e isso demanda tempo. Portanto, a redução é para que possa, de fato, se dedicar ao filho ou dependente com TEA”, declarou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais