28.3 C
Jacobina do Piauí
26 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralMassapê do PiauíOeiras

Calor pode matar? Altas temperaturas podem levar de tontura a coma; entenda

Blitz do B-r-o-bró distribui informação, no Centro de Teresina, sobre os riscos do calor à saúde — Foto: Divulgação/Sedec

O Piauí entrou, na terça-feira (3), em sua terceira onda de calor este ano e a previsão é que outubro seja o mês mais quente do último trimestre, elevando os riscos à saúde.

Pensando nisso, a Secretaria de Defesa Civil do Estado (Sedec) criou a blitz do “B-R-O-bró”, expressão que faz alusão às últimas sílabas dos meses mais quentes do ano (setembro, outubro, novembro e dezembro).

A ação trata-se de uma intervenção educativa “para fortalecer a cultura de prevenção sobre os riscos derivados das altas temperaturas, baixa umidade do ar e excedente de radiação ultravioleta”.

“Começamos com uma distribuição de folders informativos no Centro de Teresina e vamos a alguns bairros da capital, com maios concentração demográfica, realizar a campanha, que também está nas redes sociais”, explicou o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa.

Blitz do B-r-o-bró distribui informação, no Centro de Teresina, sobre os riscos do calor à saúde — Foto: Divulgação/Sedec

É possível morrer de calor?

O g1 perguntou ao doutor em fisiopatologia, área da medicina que estuda funções anormais ou patológicas de órgãos e aparelhos do organismo, Ginivaldo Victor, é possível morrer de calor?

“Sim. A exposição prolongada ou excessiva a ambientes quentes, sem hidratação adequada ou combinada com esforço físico de alta intensidade, como quem pratica esporte ou faz trabalho braçal, pode levar a uma condição conhecida como hipertermia”, explicou o médico.

O médico ressaltou que esse é um cenário extremo, de calor e esforço físico muito intenso, mas que, no contexto habitual da população durante esse período de altas temperaturas, também é comum haver casos de desidratação, por exemplo.

“Pode acontecer sintomas como fraqueza, moleza, sonolência, falta de apetite, náuseas, vômitos e tonturas. Em cenários mais graves, o coração acelera, a frequência respiratória aumenta e, eventualmente, pode evoluir para um colapso, em que a pessoa desmaia ou entra em coma”, afirmou.

O cardiologista Luiz Bezerra acrescentou que é necessário estar atento a esses sintomas e, em alguns casos, procurar imediatamente atendimento médico.

“A partir de 32°C o coração já é sobrecarregado, nós temos variações de pressão arterial. Há relatos em vários lugares do mundo de aumento de infartos e de eventos cardiovasculares, como AVC, em ambientes mais quentes”, explicou.

Onda de calor

Termômetro registra temperatura superior a 51°C em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Termômetro registra temperatura superior a 51°C em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), desde terça (3), a temperatura em grande parte do estado deve ficar cerca de 5°C acima da média por período de dois a cinco dias.

“Outubro será o mês mais quente desse último trimestre. Existe a possibilidade de novos recordes de temperatura e a tendência da umidade relativa do ar é de permanecer com índices abaixo dos 30% em todo o território”, afirmou a climatologista.

Cuidados para enfrentar o calor

A blitz do “B-R-O-bró” e o Dr. Ginivaldo Victor ressaltaram que é alguns cuidados são importantes para enfrentar esse período. “O principal é a hidratação. É importante estar bem hidratado, com urina clara, que é um sinal de que a quantidade de água está adequada”, afirmou o médico.

“Se for ficar exposto ao sol, utilizar proteção solar, chapéu ou boné, procurar uma sombra eventualmente. É fundamental procurar fazer uma alimentação leve, com utilização de frutas, para atingir uma quantidade adequada de líquidos no corpo”, completou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais