36.7 C
Jacobina do Piauí
2 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralIsaías CoelhoNordeste em Foco

Bolsa Família: criação do 13º salário do auxílio social é avaliado pelo Senado; entenda

Cartão do Bolsa Família, em foto de arquivo — Foto: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar/Divulgação

Uma das características do Bolsa Família, programa social do Governo Federal que tem como objetivo o apoio financeiro a famílias em situação de vulnerabilidade, é que o auxílio não prevê o pagamento de 13º salário. Isso se dá em razão do programa ser um auxílio social, e não o pagamento de um salário a essas famílias.

Entretanto, o assunto deve ser pautado nesta terça-feira (27) no Senado Federal. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar o projeto de lei que propõe a criação de um abono natalino, equivalente a um 13º salário, para os beneficiários do Bolsa Família.

Conforme as informações, o projeto estabelece que caso não haja previsão orçamentária, o pagamento do benefício, equivalente a um 13º salário, seja viabilizado por meio da aprovação de crédito suplementar.

A medida pode ter um impacto financeiro superior a R$ 14 bilhões por ano. Atualmente, o programa atende mais de 20 milhões de famílias com valor médio mensal recebido em R$ 682,56.

O relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recomenda pela aprovação do projeto de lei. Segundo ela, o pagamento do abono natalino visa auxiliar o brasileiro, em um contexto de níveis elevados de pobreza e desigualdade social.

Além disso, o projeto visa garantir um auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade social com o pagamento do benefício em forma de extra no final do ano. Vale ressaltar que a medida já foi implementada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro como medida provisória, mas a sua continuidade depende de aprovações legislativas que assegurem o benefício de forma permanente.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais