O município de Betânia do Piauí realizou, nesta última quarta-feira (23), a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que visa promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
O evento, promovido pela Prefeitura de Betânia do Piauí, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social e reuniu membros do conselho tutelar, Segurança Pública, representantes da educação, Igrejas, Crianças e Adolescentes e da sociedade civil.
Durante a solenidade de abertura, após a execução do hino nacional, foi realizada uma apresentação cultural com as crianças e adolescentes do Programa Serviço de Convivência. O momento também foi utilizado para palestras educativas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Francilandia Coelho, o principal objetivo do evento é realizar um levantamento dos principais problemas para que sejam solucionados e a qualidade de vida dos jovens seja direta e positivamente impactada.
“A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como objetivo analisar e criar propostas para melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes, o que podemos por no papel e depois realizar em nosso município. Juntamos todos os órgãos que trabalham com esse público, direto ou indiretamente, para debater esse tema tão importante para a sociedade”, explicou a secretária.
O palestrante, Ananias Pereira da Cruz, falou da importância da conferência. Segundo ele todas as discussões serão levadas para a conferência estadual, pois as crianças e adolescentes vivem um período complicado no contexto pós-pandêmico em vários setores, sobretudo no de aprendizagem, e necessita de momentos para as demandas serem atendidas e propostas sejam levantadas.
“Esta conferência trata a questão dos direitos humanos de crianças e adolescentes pós-COVID. É de grande importância as propostas elaboradas nessa conferência, onde estaremos levando para a conferência estadual e futuramente ter um impacto positivo no mundo das nossas crianças e adolescentes”, destacou Ananias.