Um bebê de quatro meses, identificado pelo nome de Miguel de Sousa Santos, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (21), no município de São João da Canabrava. A primeira hipótese havia sido a de que a mãe da criança, S. de S. S., havia dormido em cima dele. Contudo, no decorrer das investigações, a linha mudou.
Inicialmente, a polícia foi acionada porque o bebê “amanhecera” morto e a mãe informou que, talvez, tivesse dormido por cima da criança. A perícia foi acionada, realizou a coleta de provas e encaminhou pedido de condução da mãe da criança para a Delegacia de Picos, a fim de que fosse interrogada, pois as informações iniciais não “bateram” com o que foi coletado na residência.
Uma tia do bebê e o Conselho Tutelar de São João da Canabrava também foram convocados.
De acordo com entrevista de Maria Raimunda dos Santos, tia do bebê, a mãe de Miguel era dependente química (álcool e entorpecentes). Informações extraoficiais apontam que a suspeita estaria bebendo desde o domingo.
Ainda não foi divulgado que tipo de participação a genitora teve na morte de Miguel, que completaria cinco meses no próximo dia 26. Contudo, a linha que apontava que ela havia dormido por cima do bebê não é mais considerada a única, após realização da necropsia.
A tia de Miguel revelou ainda que o Conselho Municipal de São João da Canabrava já havia sido acionado por várias vezes, mas a situação de Miguel e seus irmãos, uma menina de um ano e sete meses e outro garoto de sete anos, não mudara.
Familiares aguardavam a guarda das crianças, mas a audiência não havia acontecido.
Após interrogatório, S. de S. S. ficou detida e passará por audiência de custódia nesta quarta-feira.
Em breve, mais informações.