A 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada nesta quarta-feira (11) no CREAS de Isaías Coelho, teve como foco central a construção de políticas públicas mais eficazes voltadas à população idosa. O evento reuniu dezenas de participantes, entre autoridades, profissionais da rede socioassistencial, idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e representantes da sociedade civil. O encontro se firmou como um espaço democrático de escuta, avaliação e formulação de propostas para o fortalecimento da cidadania na terceira idade.
A secretária de Assistência Social, Marilucia Moura, destacou a alegria em realizar a conferência e ressaltou a presença ativa dos idosos, que participam com entusiasmo de todas as ações promovidas pela pasta.
A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Dra. Marta Leite, apresentando o painel com o tema “Efetividade da Proteção Social Especial nos Casos de Violência contra Pessoas Idosas no Município de Isaías Coelho”. Durante sua exposição, destacou o papel do CREAS na operacionalização da política de proteção social especial de média complexidade, com ênfase no atendimento a idosos em situação de violação de direitos. Apontou as estratégias utilizadas pelo serviço, como a busca ativa, o atendimento interdisciplinar e o encaminhamento em rede, além de apresentar a equipe técnica que compõe o serviço, evidenciando a importância do trabalho integrado para a efetivação dos direitos da pessoa idosa.
Na ocasião, a Assessora Técnica e Assistente Social Ângela Bezerra, palestrante principal destacou com sensibilidade e firmeza a importância de um olhar atento e humanizado às diversas realidades do envelhecimento. Com o tema “Envelhecimento multicultural, democracia, urgência por equidade, direitos e participação”, o evento promoveu um espaço de escuta e construção coletiva, reunindo a comunidade para refletir sobre os eixos fundamentais que envolvem o financiamento de políticas públicas, o protagonismo da pessoa idosa e sua participação ativa na sociedade. Ângela enfatizou que a conferência é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a dignidade e o respeito a esse público: “Trazemos à pauta a luta pelo direito da pessoa idosa e pela construção de políticas que garantam acolhimento, dignidade e proteção, enfrentando qualquer forma de violência e discriminação que possa comprometer sua integridade e bem-estar.” Sua fala reforça o papel essencial da assistência social na promoção da equidade e na valorização da pessoa idosa como sujeito de direitos.
A conferência foi realizada no espaço de eventos do CREAS. Após a inscrição, os participantes foram recepcionados com um café da manhã em clima de confraternização. Ao término das atividades, que incluíram a discussão e votação de propostas, foi servido um almoço oferecido pela Secretaria de Assistência Social.
Estiveram presentes, Cleonice Mauriz (Primeira-dama e Finanças), que também representou o prefeito Demazinho, Marilucia Moura (Assistência Social), Israella Mayara (Ex-secretária Assistência Social), Gerlany Moura (CMDPI), Elayne (Coord. Vig. Socioassistencial), Francisco Fábio (Administração), Lindalva Moura (Saúde), Gardênia Mauriz (Educação), Garcia (Obras), Gerson (Transportes), Isabel Rocha (Coord. Esportes), Marina Mauriz (Controladoria), Claudiane Leal (Coord. Meio Ambiente), Gabiana Mauriz (Coord. Atenção Básica), Patricia Batista (Ass. Sebrae), o vereador Dudu de Maria e demais representantes da sociedade civil.