A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social de Jacobina do Piauí, promoveu, nesta segunda-feira (30), a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na sede do CRAS do município.
Com o tema “Igualdade e democracia: reparação e justiça racial”, o momento tem como objetivo funcionar como um espaço de diálogo, construção e fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial nos âmbitos municipais, estaduais e federal.
Sempre presente em eventos sociais, o prefeito Vanderlei Carvalho ressaltou a força das comunidades no município e, embora entenda como um dever de todos, reconhece que a pauta deve ser trabalhada para que a meta seja atendida com respeito e responsabilidade.
“É de suma importância. Temos um público muito grande no município e, com certeza, não precisaríamos estar discutindo o tema, mas a sociedade em que vivemos nos leva ao debate. Estamos apoiando a causa para que tenha um melhor desenvolvimento e que nosso povo seja incluído dentro das políticas”, declarou.
O secretário de Assistência Social, Elis Campos, destacou a importância do evento para o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos sendo respeitados em toda a sociedade. O representante da pasta reforçou a dedicação do setor com as temáticas.
“Uma conferência muito importante onde está sendo reunido diversas pessoas da sociedade e do poder público. Quando falamos em igualdade e democracia, estamos falando de direitos iguais. Estamos trabalhando temas que estão sendo elaborados pela sociedade para estarmos colocando em prática no nosso município, estado e Brasil”, afirmou.
A coordenadora da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, Milena Martins, ressaltou a possibilidade de discussão das políticas públicas e pontuou a parceria dos gestores de Jacobina do Piauí, empenhados com as pautas para atender as demandas da população.
“Vamos discutir e aproveitar cada detalhe, para que a gente possa discutir essa política importantíssima. Jacobina é um município maravilhoso, onde têm lideranças sensíveis às nossas causas sociais, principalmente dos mais vulneráveis”, comentou.
Durante a programação, os presentes ainda puderam prestigiar as contribuições de da diretora de Educação em Direitos Humanos (SUDH/SASC), Conceição Silva. A profissional parabenizou os organizadores do evento e a proposta do Governo Estadual e Federal em dar visibilidade para o tema.
“É importante juntar os municípios, estado e federal e fazer essa discussão para medir e avaliar o que realmente tem sido feito nessas políticas raciais. Vamos ver os pontos que precisam melhorar nas nossas ações e trazer melhorias para as categorias historicamente discriminadas”, disse.