28.3 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Assistência Social de Jacobina do Piauí promove evento alusivo ao Maio Laranja; veja fotos

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu, nesta sexta-feira (23), um evento em alusão ao Maio Laranja. O momento ocorreu no CETI Severo Rocha.

O Maio Laranja é uma campanha focada na conscientização e diálogo sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tendo como principal objetivo o fortalecimento da rede de proteção do público infantojuvenil por meio da informação. Marcaram presença o vice-prefeito Alex Oliveira, os secretários de Saúde, Educação e Juventude, Edna Maria, Miquéias Rodrigues e Cleidiana Silva, assim como os vereadores Francisco Charles, Dilora, Pedro Filho e Raelson.

Durante a programação, reunindo todos os envolvidos na comunidade escolar, pais e assistentes sociais, foram convidados o promotor Petronio Henrique Cavalcante e o Assistente Social Silvio Vilarinho. O prefeito Vanderlei Carvalho agradeceu a presença dos palestrantes e de todos os profissionais, ressaltando a dedicação de todos.

“Conscientizar para que a gente possa ter uma sociedade mais humana. Nosso secretário de Assistência [Social] tem se doado e se dedicado para que a gente possa estar ampliando os trabalhos junto as pessoas que mais necessitam”, declarou.

O secretário de Assistência Social, Elis Campos, ressaltou que, apesar de delicado, a temática deve ser trabalhada não apenas no mês de maio, mas no ano inteiro. O representante reforçou o compromisso de acompanhar as crianças e adolescentes para proteção de direitos da categoria.

“Aqui está o nosso comprometimento enquanto secretário para que possamos, a cada dia, intensificar essas ações não somente no mês de maio, mas intensificar com as demais secretarias. É um mês muito delicado, mas é necessário trabalhar e buscar apoiar. Isso nos sensibiliza, mas nos dá garra para poder mobilizar a sociedade”, afirmou.

O secretário de Educação, Miqueias Rodrigues, frisou a parceria da pasta para o desenvolvimento de campanhas, visando alcançar toda a rede municipal com informação e diálogos. De acordo com o representante, existe um tripé para ser parceiro na luta.

“Com a escola, sociedade e família unidas, com certeza fortalecerão o combate que é uma responsabilidade de todos nós. A Secretaria de Educação estará sempre disponível para contribuir com todas as campanhas. Nossas crianças precisam saber que não estão sozinhas, mas estamos aqui para combater e apoiar da melhor maneira possível”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí, vereador Chico Abreu, ressaltou que o Poder Legislativo está disponível para auxiliar no que for necessário para proteger as crianças e adolescente da cidade.

“Combater o abuso e a exploração sexual é de responsabilidade de todos nós. A partir do momento que a gente tem consciência de algo e se mantém calado, estamos sendo cúmplices. Combater é, de fato, fazer a nossa parte, denunciar e procurar uma solução para que amenize”, disse.

De acordo com a conselheira tutelar Jacirene Sousa, o mês foi reservado para tratar sobre a temática em toda a rede municipal de Educação, com rodas de conversa. A profissional agradeceu ao representante da pasta e frisou a importância de todas as Secretarias Municipais estarem unidas.

“Durante o mês de maio, estivemos trabalhando nas escolas conscientizando e mobilizando todas as nossas crianças e adolescentes. Desde já, agrademos a secretária de educação por ceder o espaço para estarmos trabalhando. As redes têm que funcionar uma ligada a outra, porque o conselho tutelar não trabalha só”, explicou.

O assistente social convidado, Silvio Vilarinho, reafirmou a importância do coletivo na luta. “Quando unimos Poder Público e a sociedade civil, sensibilizamos as pessoas sobre o tema. É a sensibilização que vai promover a conscientização e a conscientização vai fazer com que a gente mude a realidade”, justificou.

O promotor de justiça da Comarca de Paulistana-PI, Petrônio Henrique, defendeu o cuidado com a vítima para redução de traumas futuros. “Nós temos a responsabilidade com todas as crianças e adolescentes. Pais, tenham diálogo. Busquem o Conselho Tutelar, Assistência, colégio. Temos que nos ajudar, pois ninguém sabe de tudo”, comentou.

Dia 31, haverá uma caminhada para encerramento das atividades em alusão ao Maio Laranja.

VEJA FOTOS 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais