A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu, nesta sexta-feira (23), um evento em alusão ao Maio Laranja. O momento ocorreu no CETI Severo Rocha.
O Maio Laranja é uma campanha focada na conscientização e diálogo sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tendo como principal objetivo o fortalecimento da rede de proteção do público infantojuvenil por meio da informação. Marcaram presença o vice-prefeito Alex Oliveira, os secretários de Saúde, Educação e Juventude, Edna Maria, Miquéias Rodrigues e Cleidiana Silva, assim como os vereadores Francisco Charles, Dilora, Pedro Filho e Raelson.
Durante a programação, reunindo todos os envolvidos na comunidade escolar, pais e assistentes sociais, foram convidados o promotor Petronio Henrique Cavalcante e o Assistente Social Silvio Vilarinho. O prefeito Vanderlei Carvalho agradeceu a presença dos palestrantes e de todos os profissionais, ressaltando a dedicação de todos.
“Conscientizar para que a gente possa ter uma sociedade mais humana. Nosso secretário de Assistência [Social] tem se doado e se dedicado para que a gente possa estar ampliando os trabalhos junto as pessoas que mais necessitam”, declarou.
O secretário de Assistência Social, Elis Campos, ressaltou que, apesar de delicado, a temática deve ser trabalhada não apenas no mês de maio, mas no ano inteiro. O representante reforçou o compromisso de acompanhar as crianças e adolescentes para proteção de direitos da categoria.
“Aqui está o nosso comprometimento enquanto secretário para que possamos, a cada dia, intensificar essas ações não somente no mês de maio, mas intensificar com as demais secretarias. É um mês muito delicado, mas é necessário trabalhar e buscar apoiar. Isso nos sensibiliza, mas nos dá garra para poder mobilizar a sociedade”, afirmou.
O secretário de Educação, Miqueias Rodrigues, frisou a parceria da pasta para o desenvolvimento de campanhas, visando alcançar toda a rede municipal com informação e diálogos. De acordo com o representante, existe um tripé para ser parceiro na luta.
“Com a escola, sociedade e família unidas, com certeza fortalecerão o combate que é uma responsabilidade de todos nós. A Secretaria de Educação estará sempre disponível para contribuir com todas as campanhas. Nossas crianças precisam saber que não estão sozinhas, mas estamos aqui para combater e apoiar da melhor maneira possível”, pontuou.
O presidente da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí, vereador Chico Abreu, ressaltou que o Poder Legislativo está disponível para auxiliar no que for necessário para proteger as crianças e adolescente da cidade.
“Combater o abuso e a exploração sexual é de responsabilidade de todos nós. A partir do momento que a gente tem consciência de algo e se mantém calado, estamos sendo cúmplices. Combater é, de fato, fazer a nossa parte, denunciar e procurar uma solução para que amenize”, disse.
De acordo com a conselheira tutelar Jacirene Sousa, o mês foi reservado para tratar sobre a temática em toda a rede municipal de Educação, com rodas de conversa. A profissional agradeceu ao representante da pasta e frisou a importância de todas as Secretarias Municipais estarem unidas.
“Durante o mês de maio, estivemos trabalhando nas escolas conscientizando e mobilizando todas as nossas crianças e adolescentes. Desde já, agrademos a secretária de educação por ceder o espaço para estarmos trabalhando. As redes têm que funcionar uma ligada a outra, porque o conselho tutelar não trabalha só”, explicou.
O assistente social convidado, Silvio Vilarinho, reafirmou a importância do coletivo na luta. “Quando unimos Poder Público e a sociedade civil, sensibilizamos as pessoas sobre o tema. É a sensibilização que vai promover a conscientização e a conscientização vai fazer com que a gente mude a realidade”, justificou.
O promotor de justiça da Comarca de Paulistana-PI, Petrônio Henrique, defendeu o cuidado com a vítima para redução de traumas futuros. “Nós temos a responsabilidade com todas as crianças e adolescentes. Pais, tenham diálogo. Busquem o Conselho Tutelar, Assistência, colégio. Temos que nos ajudar, pois ninguém sabe de tudo”, comentou.
Dia 31, haverá uma caminhada para encerramento das atividades em alusão ao Maio Laranja.
VEJA FOTOS