19.2 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2024
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíDestaqueGeral

Assistência Social de Curral Novo do Piauí promove rodas de conversa em alusão ao Maio Laranjal; veja fotos

Na luta pelo combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, em parceria com as Secretarias de Assistência social, Saúde, Educação, Conselho tutelar, Programa Criança Feliz, CMDCA e Policia Militar. Realizou-se nesta quarta-feira (15/05), A campanha alusiva ao dia 18 de Maio. Essa data foi instituída por Lei Federal e é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em território brasileiro.

As ações promovida pela Prefeitura de Curral Novo do Piauí, visou destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de enfatizar, a importância de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A ação contou com as equipes mobilizadoras: equipe técnica do CRAS, Conselheiros Tutelares, Coordenadora e visitadoras do Programa Criança Feliz, facilitadores e orientadores sociais do SCFV. A mobilização ocorreu em dois turnos, manhã e tarde, no qual as equipes receberam crianças e adolescentes da rede Municipal e Estadual de Ensino para participarem de oficinas educativas onde foi abordado o tema de forma lúdica e informativa. Ao todo, foram atendidas 1.200 crianças e adolescentes.

“Compreendemos ser urgente garantir a todas as crianças e aos adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando os marcadores sociais como as relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia (rural ou urbana), condições econômicas e fatores geracionais, entre outros”, comenta a secretária de assistência social Nalva Macedo.

A assistente social do CRAS do município, Sara Carlandia, pontuou os técnicos, coordenadores e Conselho Tutelar como base de todo o processo. “Nós, como profissionais, estamos sempre à linha de frente. O conselho tutelar, por exemplo, é um órgão voltado para os direitos e tem o papel forte no combate a todo e qualquer tipo de violência”, explicou.

A assistente social da cidade ainda comentou sobre as ações desenvolvidas pela equipe técnica da pasta, demonstrando os principais objetivos com o debate da temática. Além de conscientização, há a ideia de mobilização pela denúncia de violências e proteção dos direitos do público infanto-juvenil. “Estamos fazendo uma ação de mobilização, trabalhando com o intuito de conscientizar sobre a importância dos direitos e, principalmente, sobre a importância de fazer a denúncia. Queremos mobilizar toda a sociedade”, afirmou Sara Carlandia.

A Rede de Proteção do município conta com diferentes equipamentos que podem ser acionados caso haja suspeita ou identificação de violência, as denúncias podem ser realizadas nos seguintes locais: Conselho Tutelar da cidade, presencialmente ou através de ligação telefônica – (89) 9 9455-3192, na Delegacia de Policia Militar, presencialmente ou através de ligação telefônica pelo número (89)99421-5152, ou se dirigindo ao CRAS e falar com a equipe técnica, ou fazer a denuncia através do Disque -100. Além disso, a população tem a opção de fazer a denuncia através do aplicativo Projete Brasil. “Vamos continuar fazendo bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais