A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social de Jacobina do Piauí, promoveu, nesta segunda-feira (7), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Auditório do CRAS.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção e resistência”, o evento teve como objetivo a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Na ocasião, ainda foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual.
O prefeito Vanderlei Carvalho ressaltou a importância da aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento do município. O gestor reforçou a esperança de manter parcerias com o Governo Estadual e Federal para que as demandas populacionais sejam atendidas.
“O objetivo é fortalecer. E uma política que tem se desenvolvido durante os 20 anos e a gente precisa avançar cada vez mais, ampliando o conhecimento na Assistência Social. Tivemos várias propostas de melhorias para que a política, de fato, possa chegar nas pessoas mais vulneráveis de toda a microrregião”, declarou.
O encontro contou com a presença do prefeito Vanderlei Carvalho, acompanhado da primeira-dama Dalvenisa Sousa, dos secretários municipais, além de vereadores e pastor Marciel Carvalho. A abertura ocorreu com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com uma apresentação de violino e coral.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Elis Campos, o SCFV irá oferecer oficinas musicais para os munícipes, possibilitando novas oportunidades de atividades lúdicas. A exposição marcou o início de mais um serviço da pasta de Jacobina do Piauí, contando com apoio de toda a administração local.
“Foi um momento muito importante, onde discutimos ideias e elaboramos propostas para melhoria do serviço dentro da Assistência Social. Tivemos apresentações de alguns usuários, mostrando o que será trabalhado. Assistência Social é a que vem olhar aqueles que mais precisam”, frisou.
PROGRAMAÇÃO
Na programação, após a abertura e a leitura do regimento interno da Conferência, foi iniciada a exposição da temática. A conferencista Valdenia Costa pontuou as abordagens para o fortalecimento do setor e destacou a satisfação de estar presente e contribuindo com as ações de promoção ao bem-estar social.
“Falamos sobre proteção social, construção e resistência do SUAS. É um prazer imenso poder contribuir com esse município e ver que a assistência tem empregado um trabalho de excelência pra população. Estou muito feliz de estar aqui e que a gente possa permanecer nessa caminhada de eficiência, chegando em quem mais precisa”, afirmou.
A agenda continuou com a apresentação e debate dos eixos temáticos para subsidiar a construção das propostas dos participantes, seguindo com a apresentação e aprovação dos projetos em plenária, eleição dos delegados e entrega do certificado.
A coordenadora do CRAS, Rejane Rodrigues, parabenizou toda a equipe do CRAS e enfatizou a intersetorialidade interna da instituição, reafirmando o compromisso, dedicação e união de todos os profissionais durante os eventos propostos para a comunidade.
“Hoje, todos estão aptos a se posicionarem, a colocar o que pensam e o que é de melhor pra vocês que são usuários do nosso sistema. Aproveitem”, finalizou.