35.2 C
Jacobina do Piauí
6 de julho de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíDestaqueGeralJacobina do Piauí

AMVI e APPM promovem curso de capacitação de arbitragem de futebol amador; três mulheres marcam presença

A Associação dos Municípios do Vale do Itaim e APPM promoveu, entre os dias 7 e 9, um curso de capacitação de arbitragem para a disputa da Copa AMVi 2023. A ação ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade de Jacobina do Piauí e envolveu nove municípios da região que vão participar da participação.

Dentre as cidades participantes, esteve Jacobina do Piauí, Paulistana, Simões, Francisco Macedo, Padre Marcos, Caridade do Piauí, Jaicós, Belém do Piauí e Betânia do Piauí. A qualificação ocorreu de forma teórica no dia 7 e 8, além da prática no dia 9, com apoio do presidente da APPM, Toninho da Caridade, e da AMVI, o prefeito GD.

Instrutor FFP e Analista de Campo CBF, Antônio Nunes enfatizou que a capacitação é um marco para a região, além de demonstrar a qualidade do torneio que será disputado em breve. Com o processo sendo desenvolvido em todo o estado, os campeonatos poderão ganhar ainda mais visibilidade.

“A capacitação e qualificação dos árbitros fica como legado da competição. É um trabalho fundamental para o desempenho da competição, sempre digo que não há competição forte e de alto nível se não houver arbitragem capacitada. É um processo que está sendo desenvolvido em todo o Piauí e quem ganha é o torcedor com o espetáculo”, afirmou.

O também instrutor FFP e Analista de Campo Pela CBF, Karol Venicius destacou que por mais que o projeto ainda esteja sendo iniciado, é um ótimo pontapé para deixar os municípios envolvidos com profissionais capacitados e qualificados na área do futebol amador.

“Essa capacitação é de grande valia, porque visa, valoriza e capacita quem é da terra para participar das competições da localidade, é de grande importância e um pontapé inicial que serve de qualificação dos profissionais que trabalham em prol da arbitragem. É um projeto que se inicia e estamos disponíveis para que outras capacitações surjam. Cada dia mais, devemos buscar o conhecimento porque a arbitragem é muito dinâmica”, disse.

A secretária executiva da AMVI, Samara Carvalho, agradeceu a todos os presentes em nome do presidente da AMVI e comentou acerca da importância de uma boa arbitragem nos confrontos, demonstrando a necessidade da capacitação. A secretária também afirmou que existem projetos para repassar ao presidente e ampliar todo o conhecimento.

“Foi uma experiência incrível. Não entendo muito, mas acredito que cada um sairá com algo daqui. A arbitragem é um dos pontos cruciais do jogo apesar dos jogadores, porque ele conduz o jogo. Sei como é difícil, mas a partir do momento que temos capacitação, o jogo torna-se leve”, pontuou.

Além de capacitação, o curso marcou o pioneirismo de Jacobina do Piauí e Simões com cinco participações femininas da arbitragem. Segundo Deyse Carvalho, uma das participantes, por mais que encontre muitos ambientes machistas, durante o curso foi respeitada e acolhida.

“Nós somos iniciantes, precisamos aprender muito, mas queremos agradecer aos meninos pelo respeito, acredito que em nenhum momento nós, mulheres, nos sentimos desconfortáveis, tivemos todo respeito e acolhimento. Existe o machismo em outros ambientes, de que a mulher não pode gostar e entender de futebol, mas estamos conquistando nosso espaço”, frisou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais