Neste final de semana, entre os dias 04 e 06 de julho, a cidade de Balneário Camboriú (SC) foi palco da Copa do Brasil de Karatê, reunindo atletas de todos os estados do país. Representando Picos, uma equipe da Askapi, liderada pelo Sensei Francisco Arcanjo, participou da competição e conquistou diversas medalhas, com destaque para estudantes da Escola Cívico Militar João Ferreira de Almeida.
O aluno Igor Gabriel de Sousa Alencar brilhou ao conquistar medalha de prata nas modalidades Kata e Kumite, na categoria infantil (12-13 anos, faixas branca a amarela). Igor já havia subido ao pódio anteriormente, quando ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê.

Já o estudante Davi José Alencar Santos garantiu duas medalhas de bronze, também nas modalidades Kata e Kumite, competindo na categoria infantojuvenil (14-15 anos, faixas vermelha até laranja). Davi possui um histórico vitorioso, sendo Campeão Brasileiro e Campeão Regional em outras edições.

Outro aluno da ECM que participou do campeonato foi Rhômulo Vinicius da Conceição Silva, da categoria infantil (12-13 anos, faixas vermelha até laranja). Embora não tenha conquistado medalha desta vez, Rhômulo já foi destaque em competições anteriores, com um 3º lugar no Campeonato Brasileiro.
Além dos alunos da ECM, outros atletas picoenses também brilharam:
- Maria Fernanda Alencar Santos (estudante do IFPI Picos): ouro no Kata e prata no Kumite. Ela é tricampeã brasileira e hexacampeã regional, competindo na categoria juvenil (faixas vermelha até laranja).
- David Rhuan Leal Barbosa (universitário): bronze no Kumite, com um histórico de campeão mundial, bicampeão brasileiro e 11 vezes campeão regional, na categoria juniores (faixas marrom até preta).
- Pablo Henrique Santos Neiva: bronze no Kumite, competindo na categoria juvenil (faixas branca até amarela). Pablo já foi campeão brasileiro.
A participação dos atletas contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Picos, por meio das secretarias de Educação e Esporte e Lazer, que viabilizaram o custeio das passagens aéreas, translado até o aeroporto e hospedagem dos atletas e do treinador.
A secretária de Educação, Mary Dantas, celebrou os resultados e reforçou o compromisso da gestão com o esporte e a formação dos jovens:
“Proporcionar uma educação de qualidade é nossa maior meta nesta gestão. E o esporte está atrelado a isso. Ambos andam de mãos dadas, pois estão com o mesmo propósito de abrir os horizontes desses jovens para oportunidades valiosas de vida, além de afastá-los de oportunidades que podem ser prejudiciais a eles. Aqui temos visto meninos e meninas disciplinados e que buscam no esporte a superação dos próprios limites. Estamos muito felizes por podermos contribuir com esse momento e em êxtase pelas medalhas que todos eles estão trazendo, especialmente nossos alunos do Cívico Militar. Esta não é uma vitória particular deles. A Educação de Picos ganha, a cidade de Picos ganha”, declarou.