32.7 C
Jacobina do Piauí
29 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolítica

Alepi aprova projeto que garante uso de spray de defesa pessoal por mulheres

Divulgação - Canva Pro

Na sessão plenária desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um Indicativo de Projeto de Lei que busca garantir às mulheres do estado o direito de portar spray de defesa pessoal com até 20% de extratos vegetais. A matéria, apresentada pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), segue agora para análise do governo estadual e posterior retorno ao parlamento para nova avaliação.

A proposta do parlamentar que foi aprovada pretende assegurar às mulheres um meio não letal de proteção pessoal, destinado exclusivamente à legítima defesa. Segundo o texto, caberá aos órgãos de segurança pública a regulamentação dos procedimentos de fornecimento, controle, orientação e devolução do spray, garantindo segurança no processo e prevenindo abusos.

Gessivaldo Isaías defendeu a iniciativa destacando sua relevância diante da crescente violência contra mulheres no estado. “É uma maneira de defesa das mulheres que têm sido violentadas e têm estado indefesas. Eu creio que é um mecanismo que ela tem pelo menos no momento para se defender. É um spray, uma coisa que ela possa, em um contexto de defesa imediata, enquanto se chega o socorro a essas mulheres”, afirmou o deputado.

O parlamentar acrescentou na justificativa de apresentação que o projeto foi elaborado após consultas com especialistas para garantir que o uso do produto seja seguro. “A violência contra a mulher é uma grave realidade no Brasil, incluindo o Estado do Piauí, com índices alarmantes de feminicídio e outras formas de violência. O spray pode ser um instrumento eficaz para a defesa pessoal, quando utilizado de forma correta e responsável”, explicou no projeto.

Ainda segundo a proposta aprovada, o acesso ao spray será permitido para mulheres com idade a partir de 16 anos, desde que autorizadas por responsáveis legais, respeitando os critérios definidos na regulamentação.

Com a aprovação do indicativo, o projeto avança para a próxima etapa, que é da sanção do governador Rafael Fonteles para que o projeto se torne lei.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais