27.1 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeralNordeste em FocoPiauí

Acredita no Primeiro Passo vai ofertar mais de 3 mil vagas para capacitação no Piauí

Ezequiel Araujo / O DIA

O Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), oferecerá mais de 3 mil vagas para a capacitação de jovens e adultos no Piauí. O lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira (14), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

A capacitação será voltada para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e buscará qualificar profissionais para o mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo. Um dos destaques do programa é o curso de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos – Eletricista de Energia Fotovoltaica, uma área em ascensão no setor de energia renovável. Ao todo, 540 vagas serão ofertadas na UFPI e outras 50 na Câmara Municipal de Teresina, por meio da Escola do Legislativo Municipal.

Durante o evento, a reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou a importância do projeto na formação profissional e na promoção da mobilidade social.

“Nós temos a possibilidade de termos um trabalho realizado pela Universidade Federal do Piauí, que são três grandes projetos, todos envolvendo capacitação e formação para que o projeto de mobilidade do governo federal aconteça de forma sustentável. Qual é esse projeto? É de retirarmos e trabalharmos com a capacitação de pessoas que estejam vinculados ao CadÚnico dos projetos sociais, capacitando mulheres, capacitando jovens, criando possibilidade de empreendedorismo, dessa forma já vem também uma grande parceria com o SEBRAE que deve atuar também com a gente e a universidade vem aí trazendo um diferencial, num projeto que o nome já traz tudo que é o primeiro passo e dentro desse grande projeto um passo que começa dentro da universidade”, afirmou.

O ministro do MDS, Wellington Dias, enfatizou que o programa também prevê incentivos financeiros para os participantes que desejam empreender, com três níveis de financiamento.

“No programa nós vamos ter a qualificação de mais de 3 mil pessoas, qualificação para o emprego e empreendedorismo. Aqui já tem uma parceria para os que queiram empreender já ter o crédito, o financiamento, são três níveis de financiamento chamado ‘primeiro passo’, que vai até 21 mil reais, o segundo passo até 80 mil reais e o terceiro até 1,2 milhão. Temos muita gente de nível superior que não consegue o emprego, cito o exemplo concreto feito em parceria com o Instituto Federal lá em Parnaíba: uma professora, desempregada há três anos, formada, e queria montar uma escola de aula de reforço. Ela está saindo da pobreza por conta do financiamento que fizemos como Banco do Nordeste e o Programa Acredita. Então é qualquer atividade”, destacou.

A previsão é que as capacitações ocorram ao longo de 2025, utilizando a infraestrutura da UFPI e da Câmara Municipal de Teresina. Com foco na inclusão social e no desenvolvimento econômico, o programa busca ampliar as oportunidades para beneficiários de programas sociais e contribuir para o crescimento do mercado de trabalho no Piauí.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais