A Prefeitura de Floresta do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, juntamente com a Unidade Escolar Professor Antônio José da Silva, promoveu, nesta quarta-feira (2), a II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento foi conduzido pelos estudantes do 6º ao 9º ano, reforçando a educação ambiental da cidade e comunidade escolar.
Durante a conferência, os alunos apresentaram um projeto com foco na promoção da sustentabilidade no ambiente escolar. Os estudantes identificaram o desperdício da água proveniente da drenagem dos aparelhos de ar-condicionado da escola e criaram o projeto “Da gota que cai ao alimento que brota”, uma proposta de sistema de captação e reaproveitamento dessa água para a irrigação de uma horta escolar.
A iniciativa ganhou força com o apoio da gestão de Claudionor Urbano, das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, da gestão escolar, dos profissionais da educação e das famílias dos alunos. O prefeito frisou a necessidade de participação de todos, parabenizou os envolvidos e ressaltou que as principais temáticas a serem trabalhadas são a água, animais na cidade e o lixo.
“É um tema novo para ser trabalhado no município, mas sempre existiu. São temas presentes na nossa realidade. Vamos cuidar da água, dos animais e do nosso lixo. Isso é saúde e educação, faz bem para toda a cidade. Todos nós queremos que a cidade seja a nossa casa. Isso é urgente”, declarou.
A secretária de educação, Albertina Araujo, destacou a alegria e o encantamento com o comprometimento dos estudantes, reforçando o esforço coletivo para que os resultados fossem alcançados. De acordo com a representante, a conferência reforça o papel da escola como espaço de formação integral, despertando nos jovens a importância do cuidado com o meio ambiente e o compromisso com o bem comum.
“Eles se aprofundaram no tema, refletiram com responsabilidade e fizeram jus à oportunidade de participar ativamente dessa construção. Estão exercendo a cidadania de forma consciente e contribuindo desde cedo para um futuro mais sustentável e justo. O projeto desenvolvido é um exemplo inspirador de como pequenas ações podem gerar grandes transformações para o presente e o futuro do planeta”, afirmou.
Marcando a primeira etapa da VI Conferencia Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente, o evento foi prestigiado pelo prefeito Claudionor Urbano, vereador Filim e secretários, assim pelos estudantes de outras escolas da rede que compuseram os grupos de ballet e abriram o momento com apresentações.
A diretora da U.E. Antônio José da Silva, Cícera Marques Belo, enfatizou a alegria e orgulho dos estudantes e pontuou o protagonismo do corpo discente e docente para que as ações fossem desempenhadas. A diretora agradeceu a todos os envolvidos e parabenizou o interesse.
“Vivemos tempos desafiadores, em que as questões ambientais exigem atenção urgente e ações concretas. É justamente por isso que a conferência é tão importante: oferece um espaço para que vocês, jovens pensadores e agentes de transformação, possam expressar suas ideias, questionar o que precisa ser mudado e propor soluções criativas para preservar o meio ambiente”, disse.