Picos sediou na manhã desta quarta-feira (02), o evento Capacita+, promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) com o apoio da Defesa Civil Municipal. O encontro reuniu mais de 100 representantes de municípios, entre prefeitos e secretários, no auditório Fontes Ibiapina da Universidade Federal do Piauí (Campus Senador Helvídio Nunes de Barros), no bairro Junco.

Com foco no alinhamento técnico da Operação Carro-Pipa, o evento teve como objetivo atualizar os gestores municipais quanto aos procedimentos, critérios e boas práticas relacionadas à distribuição emergencial de água em regiões atingidas pela estiagem.
A programação contou com palestras de especialistas e autoridades do setor, incluindo o chefe do Escritório Avançado da Operação Carro-Pipa, Major Everton Araújo; o coordenador do Monitoramento Operacional do Cenad, Anderson Neves; o químico da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Linger; o coordenador nacional da Operação Carro-Pipa, Flávio Gouveia; o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, Werton Costa, e o representante do GPipa, André Simões.



Segundo Flávio Gouveia, o sucesso da operação depende da integração entre as Defesas Civis nacional, estadual e municipal, além do Exército Brasileiro e da empresa responsável pelo monitoramento dos veículos.”Viemos capacitar e integrar com todos os envolvidos na Operação Carro-Pipa. O objetivo é fortalecer o processo e garantir mais eficiência, com visitas aos pontos de abastecimento para avaliar qualidade e quantidade da água entregue”, afirmou.

O evento também orientou os gestores sobre a correta elaboração de decretos para o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), os critérios para inserção de documentos e apresentou políticas públicas como o Projeto Água Doce, voltado à dessalinização.
De acordo com Werton Costa, a estiagem em 2025 foi agravada por uma temporada chuvosa irregular, exigindo ações mais coordenadas para garantir o acesso à água potável.
“Estamos operando com dois modelos: a Operação Carro-Pipa executada pelas Forças Armadas e o programa estadual financiado pelo Tesouro. O processo é auditado e exige cautela na liberação dos recursos, mas já há caminhões atuando em vários municípios”, explicou.

Em Picos, a Defesa Civil se prepara para iniciar o cadastro de famílias interessadas em receber o benefício. A secretária municipal Camila Luz destacou a situação de localidades da zona rural que ainda sofrem com a escassez de água. “Pau D’Arco, Pereiros, Chapada do Mucambo e Chapadinha são comunidades que enfrentam dificuldades de acesso à água potável, principalmente nesse período de estiagem”, relatou.

O Capacita+ segue nesta quinta-feira (03) no município de São Raimundo Nonato, com programação similar à realizada em Picos. A expectativa da Sedec é de ampliar o alcance das ações e melhorar a efetividade do atendimento às populações mais afetadas pela seca no Piauí.



























