34.4 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Picos sedia evento Capacita+ com foco na Operação Carro-Pipa e segurança hídrica

Picos sediou na manhã desta quarta-feira (02), o evento Capacita+, promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) com o apoio da Defesa Civil Municipal. O encontro reuniu mais de 100 representantes de municípios, entre prefeitos e secretários, no auditório Fontes Ibiapina da Universidade Federal do Piauí (Campus Senador Helvídio Nunes de Barros), no bairro Junco.

Com foco no alinhamento técnico da Operação Carro-Pipa, o evento teve como objetivo atualizar os gestores municipais quanto aos procedimentos, critérios e boas práticas relacionadas à distribuição emergencial de água em regiões atingidas pela estiagem.

A programação contou com palestras de especialistas e autoridades do setor, incluindo o chefe do Escritório Avançado da Operação Carro-Pipa, Major Everton Araújo; o coordenador do Monitoramento Operacional do Cenad, Anderson Neves; o químico da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Linger; o coordenador nacional da Operação Carro-Pipa, Flávio Gouveia; o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, Werton Costa, e o representante do GPipa, André Simões.

Segundo Flávio Gouveia, o sucesso da operação depende da integração entre as Defesas Civis nacional, estadual e municipal, além do Exército Brasileiro e da empresa responsável pelo monitoramento dos veículos.”Viemos capacitar e integrar com todos os envolvidos na Operação Carro-Pipa. O objetivo é fortalecer o processo e garantir mais eficiência, com visitas aos pontos de abastecimento para avaliar qualidade e quantidade da água entregue”, afirmou.

O evento também orientou os gestores sobre a correta elaboração de decretos para o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), os critérios para inserção de documentos e apresentou políticas públicas como o Projeto Água Doce, voltado à dessalinização.

De acordo com Werton Costa, a estiagem em 2025 foi agravada por uma temporada chuvosa irregular, exigindo ações mais coordenadas para garantir o acesso à água potável.
“Estamos operando com dois modelos: a Operação Carro-Pipa executada pelas Forças Armadas e o programa estadual financiado pelo Tesouro. O processo é auditado e exige cautela na liberação dos recursos, mas já há caminhões atuando em vários municípios”, explicou.

Em Picos, a Defesa Civil se prepara para iniciar o cadastro de famílias interessadas em receber o benefício. A secretária municipal Camila Luz destacou a situação de localidades da zona rural que ainda sofrem com a escassez de água. “Pau D’Arco, Pereiros, Chapada do Mucambo e Chapadinha são comunidades que enfrentam dificuldades de acesso à água potável, principalmente nesse período de estiagem”, relatou.

O Capacita+ segue nesta quinta-feira (03) no município de São Raimundo Nonato, com programação similar à realizada em Picos. A expectativa da Sedec é de ampliar o alcance das ações e melhorar a efetividade do atendimento às populações mais afetadas pela seca no Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais