34.4 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Piauí recebe premiação por menor número de desocupação do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados

O Piauí foi reconhecido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como o estado com menor número de pessoas em desocupação de longo prazo do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados 2024. O governador Rafael Fonteles recebeu, na manhã desta terça-feira (1º), durante a terceira edição do “Papo de Governança”, a premiação das mãos do diretor do CLP, Tadeu Barros.

“Eu acredito muito que a boa gestão, a boa governança, baseada em evidências e indicadores, conduz a um melhor uso do recurso público, beneficiando o cidadão, que é quem paga os impostos, para ter um serviço de melhor qualidade, mais eficiente, mais eficaz. Isso garante o sucesso na execução dessas políticas públicas, na execução de obras, na educação, na saúde, na segurança pública, no desenvolvimento econômico. Então, a cultura de gestão, uma gestão transparente, eficiente, é o que vai transformar, cada vez mais, o Piauí num lugar melhor de se viver”, disse Fonteles.

Tadeu Barros ministrou a palestra magna do “Papo de Governança” com o tema “Por que a gestão pública precisa ser orientada por evidências?”. O especialista compartilhou experiências sobre transformação digital e inovação na gestão pública. Tadeu Barros é referência nacional e já atuou em governos estaduais, além de ter passagens pela Escola de Governo de Minas Gerais e pelo Ibmec.

“As decisões da gestão pública com o impacto de transformação social precisam passar por dados e evidências. O que não se mede, não se gerencia e, portanto, não melhora”, detalhou Tadeu Barros. Ainda segundo o especialista em gestão, eventos como o Papo de Governança são importantes para reforçar dentro do governo o profissionalismo necessário para a transformação social que a gestão demanda.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e reuniu gestores e especialistas para discutir práticas eficientes na administração pública. O foco do encontro, que já está na sua terceira edição, é reunir os gestores para discutir boas práticas e integrar o planejamento das atividades das secretarias.

Índice de desocupação

O Ranking de Competitividade dos Estados elaborado pelo Centro de Liderança Pública constatou que o Piauí foi o estado com o menor índice de desocupação profissional de longo prazo do Brasil no ano passado, com 7%. O segundo e o terceiro colocados são o Pará, com 7,1% e Minas Gerais, com 10%. Rondônia tem a pior desempenho, com 39,3%. O índice refere-se à parcela da população que está sem trabalho e procurando ativamente por um emprego por um período prolongado.

Os dados demonstram que longos períodos afastados do mercado de trabalho provocam perda de capital humano. Esse indicador permite a compreensão da dinâmica do potencial de crescimento da economia no médio e longo prazos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais