35 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
Conceição do CanindéDestaqueGeral

Apresentações culturais marcam segundo dia de comemoração ao aniversário de 71 anos de Conceição do Canindé

A programação do segundo dia de comemoração ao aniversário de 71 anos de emancipação política de Conceição do Canindé foi marcada por apresentações culturais e fortalecimento da tradição local. Com o tema “Uma imersão na cultura e na diversidade de tradição”, o evento contou com o apoio da Prefeitura e das Secretarias de Cultura e Educação.

O prefeito Diogo Janes, o Diogão, parabenizou todas as escolas que participaram com quadrilhas e danças, assim como as Secretarias de Educação e Cultura pelo trabalho coletivo, empenhado e dedicado para que a tradição fosse mantida viva em sua gestão.

“Um grande evento maravilhoso. Conceição está comemorando os seus 71 anos e é com muito orgulho que dou continuidade na programação do aniversário da cidade. É um momento digno para toda a cidade”, declarou.

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Brenno Felipe, relembrou a temática do evento para parabenizar todas as pautas e propostas levantadas durante as apresentações, parabenizando o apoio do prefeito Diogão e trabalho dos secretários envolvidos.

“Apresentações magníficas. A gente mergulhou na cultura e é válido, pois a nova geração não sabe como foi o nosso passado. As apresentações recordam e ensina e isso nos enche de orgulho. Parabenizo toda a equipe que nos proporcionou uma noite de muita alegria e cultura na veia”, comentou.

De acordo com a secretária de Educação, Gisa Sá, a proposta do evento é proporcionar o conhecimento da cultura para as crianças através do lúdico. Aprendendo as danças e canções, os estudantes ficam imersos nas culturas locais e regionais, aprendendo com respeito.

“As escolas apresentam a cultura do nosso povo, enaltecem as nossas raízes de tradições. É um momento enriquecedor da nossa cultura para que, cada dia mais, nossas crianças venham vivenciar a cultura municipal”, frisou.

O secretário de Cultura, Ubiracy Carvalho, mais conhecido como Bira, ressaltou a importância do evento para reforçar a cultura e tradição. O representante agradeceu a Secretaria de Educação, assim como todas as instituições escolares e estudantes que representaram.

“É um evento muito bom, onde trazemos a nossa cultura, colocando em prática todas as tradições realizadas no município. Motiva muito saber que todos estão empenhados em manter a nossa cultura viva dentro do nosso município”, afirmou.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

As exposições da data iniciaram com as crianças da Educação Infantil, ao som de “O Canto das Três Raças” de Clara Nunes e “Girassol”, de Alceu Valença. Na sequência, foi a vez da apresentação “As Lavadeiras: Mulheres de Fé e Força’, ao som da canção “As Lavadeiras”, com as alunas do 8º ano da Escola Municipal Narciso Almeida.

Os alunos da Escola Municipal José Rosendo Filho entraram na dança do “Fogaréu”, carregando influências da religiosidade popular e das práticas culturais herdadas por gerações.

A quadrilha da Escolha Municipal Heitor Cavalvante, Junina Fulô de Mandacaru, trouxeram a coreografia de Glaydson Rodrigo para representar a esperança e resistência do que floresce mesmo em tempos difíceis.

A agenda envolveu os alunos do 5º ano, da Escola Municipal Helena Passos Matos, com a coreografia “Festa no Quilombo”, com uma homenagem dançante a Zumbi dos Palmares e Dandara, representando o ato de resistência.

Para encerrar, as parteiras, representando a sabedoria popular, foram representadas e homenageadas pelos alunos da Unidade Escolar Narciso Almeida, com o tema “Mães de muitos filhos”.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais