A Prefeitura de Picos avaliou como bastante positivo o primeiro encontro oficial com representantes do Grupo Aegea, empresa que administra a Águas do Piauí e que, desde o dia 20 de maio, assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto em todos os 224 municípios do estado.
Atendendo a uma solicitação da gestão municipal, membros da Diretoria Regional da empresa participaram de uma reunião de alinhamento na Sala de Reuniões da Prefeitura, na última quinta-feira (12). O objetivo foi iniciar o diálogo institucional e estabelecer uma parceria para futuras ações nas áreas de abastecimento e saneamento básico.

A Diretora Executiva da Águas do Piauí, Flávia Miranda, destacou a importância desse primeiro contato com a administração picoense. Segundo ela, o momento é de avaliação da estrutura já existente no município, para definir as primeiras medidas de melhoria.
“Nesse momento nós estamos iniciando a operação, iremos avaliar a estrutura existente para poder entender como vamos proceder com a operação, promovendo as melhorias necessárias. O pessoal do município trouxe alguns pontos que nós vamos avaliar e dar seguimento nas necessidades operacionais e nas melhorias necessárias”, explicou.

Flávia Miranda ressaltou ainda que, mesmo com pouco tempo de atuação em Picos, a equipe da empresa já está visitando bairros e comunidades para ouvir as demandas locais.
“Estamos tendo um contato muito próximo. Queremos estar sempre ouvindo as comunidades, as pessoas, a população, para conseguir rapidamente atender e resolver qualquer questão que haja. Então é um relacionamento muito próximo”, afirmou.
Um dos pontos que mais agradou aos representantes da Prefeitura foi o compromisso da Águas do Piauí em garantir a recuperação imediata das vias públicas após intervenções na rede de abastecimento, sejam em pavimentação asfáltica ou poliédrica.
O Procurador-Geral do Município, Espedito Neiva, que representou o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) na reunião, destacou que essa postura da nova concessionária já traz um diferencial importante em comparação com a gestão anterior feita pela Agespisa.
“Isso causava um transtorno muito grande para a população e esse assunto foi um ponto crucial dessa primeira reunião: o compromisso da empresa, com esse olhar empresarial, privado e mais apurado, no sentido de que qualquer intervenção nas vias ou logradouros, após a conclusão do serviço, a via volte a estar pelo menos na mesma condição anterior, ou até melhor”, enfatizou Espedito.

O secretário municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, Marlon Bezerra, também elogiou a estrutura da nova empresa, principalmente pela existência de uma equipe própria para os reparos imediatos.
“Eles têm uma equipe própria de reparos, de recuperação de calçamentos, ou seja, quando fizerem a abertura das ruas, logo após, essa equipe vai fechar os buracos que forem abertos durante as intervenções”, afirmou.
Além de Espedito Neiva e Marlon Bezerra, participaram da reunião o chefe de gabinete da Prefeitura, Filomeno Portela, e o vereador da base governista, Chaguinha Ramos (PSB).