34.9 C
Jacobina do Piauí
10 de julho de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Parceria entre TCE-PI e USP fortalece redes de aprendizagem no Piauí

O município de São Raimundo Nonato sediou, nos dias 11 e 12 de junho de 2025, o primeiro encontro presencial do projeto “Tecendo Redes de Aprendizagem no Piauí”, iniciativa da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
O encontro teve como propósito fortalecer o processo de construção coletiva da rede de educadores municipais que participam do estudo. Foram dois dias de intensa troca de experiências e vivências entre os participantes, com destaque para a integração presencial dos educadores, a construção de vínculos, o compartilhamento de fundamentos epistemológicos e metodológicos do projeto e a sistematização de práticas transformadoras a serem expandidas em rede nos territórios.
Estiveram presentes 18 profissionais da educação dos municípios de São Raimundo Nonato, Oeiras, Domingos Mourão e Corrente, além dos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Mourthé e Sônia Jaconi. Representando o TCE-PI, participaram do encontro o Diretor de Fiscalização de Políticas Públicas, Gilson Araújo, e a Diretora Executiva da Escola de Contas, Valéria Leal.
A iniciativa é fruto de acordo de cooperação firmado entre o TCE-PI e o IEA-USP, e busca fortalecer a aprendizagem pública e a continuidade de políticas educacionais bem-sucedidas por meio da construção de redes distribuídas, que conectem educadores, gestores, universidades e órgãos de controle.
“Foi um momento muito potente de escuta, reconhecimento de experiências e alinhamento coletivo. O TCE, como instituição que permanece para além das alternâncias políticas, pode exercer um papel fundamental na valorização e sustentação de práticas educacionais transformadoras”, destacou Gilson Araújo, diretor da DFPP.
As atividades do projeto seguem ao longo de 2025, com novos encontros, produções acadêmicas e formações orientadas à construção de uma governança educacional mais dialógica, territorializada e sustentável.

  

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais