20.4 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPaulistanaQueimada Nova

Sempi leva Projeto “Fios da Ancestralidade” aos municípios de Queimada Nova e Paulistana

(Foto: Ascom Sempi)

Em mais uma etapa do projeto “Fios da Ancestralidade”, a Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou a sensibilização nos municípios de Queimada Nova e Paulista na sexta-feira (6) e no sábado (7), respectivamente. Nessa etapa, as mulheres foram apresentadas aos objetivos do projeto e convidadas a participar, dialogando sobre afroempreendedorismo, identidade cultural e valorização da ancestralidade.

A coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica da Sempi, Carla Viviane, destaca a importância da etapa de sensibilização do projeto. “Essa fase é muito importante porque é onde a gente vai apresentar o projeto para essas mulheres. Elas são convidadas para participar dessa capacitação e explicamos que, com esses cursos, elas vão poder trabalhar nessa área e poderão garantir a sua independência financeira, a sua autonomia”, diz.

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Ayabás, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino no Piauí, reconhecendo a cultura negra como um caminho para a autonomia e a transformação social. “Além disso, temos a importância de preservar a cultura dessas mulheres. É a cultura da trança que está dentro das oficinas e elas são capacitadas para serem trancistas, há aulas de turbantes. Então, elas vão saber toda a importância da trança, toda a sua história e também vão garantir a sua autonomia econômica”, explica Carla Viviane.

Por meio do “Fios da Ancestralidade”, mulheres quilombolas de Teresina e de mais seis municípios do Piauí terão acesso à capacitação em embelezamento, incluindo cursos de Cabeleireira Afro – Terapia Capilar, Trancista, Turbante Afro e Workshop de Maquiagem Afro.

“O objetivo é promover oportunidades de geração de renda para mulheres quilombolas por meio de capacitações que valorizem a cultura negra. Com essas formações, elas poderão desenvolver seus próprios empreendimentos com técnica e confiança, conquistando autonomia econômica e financeira”, afirma a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais