26.2 C
Jacobina do Piauí
1 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Piauí passa a fiscalizar energia elétrica com agência estadual em acordo inédito com a Aneel

Foto: Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, assinaram, nesta sexta-feira (06), durante a programação da Brazil Energy Conference 2025, um acordo de cooperação que delega à Agrespi (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí) a execução de atividades complementares de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica no estado.

“Esse convênio é muito importante porque a Aneel já faz um brilhante papel de acompanhar todas essas concessionárias de distribuição, de transmissão, as geradoras de energia, e a Agrespi, que é a agência estadual, agora vai potencializar esse trabalho de fiscalização. O objetivo é garantir que o consumidor e os agentes que operam nessa cadeia produtiva da energia elétrica prestem, cada vez mais, um serviço de qualidade e tenham melhores condições para isso. Ele vai possibilitar uma prestação de serviço mais eficiente e uma superação mais rápida dos obstáculos que porventura existam para a instalação de novos empreendimentos industriais. A energia elétrica passa, portanto, a ser um item ainda mais estratégico para o nosso projeto de desenvolvimento econômico do Estado”, destacou Rafael Fonteles.

Com o convênio, a Agrespi terá autonomia para monitorar dados e informações relativas às concessões de energia no território piauiense. “É um marco muito importante para a fiscalização e regulação no nosso estado. Ele demonstra que a Agrespi atingiu um nível de maturidade institucional que permitiu à Aneel delegar essa responsabilidade”, afirmou Thaís Araripe, diretora-geral da Agrespi.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Sandoval Feitosa ressaltou que a descentralização fortalece a atuação local. “A energia elétrica é o serviço público mais universal de todos. No entanto, a fiscalização é exercida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que fica localizada em Brasília. A lei permite que essa fiscalização seja descentralizada por meio de agências estaduais conveniadas. É o que nós temos buscado fortalecer. Atualmente, temos 10 agências conveniadas, e a Agrespi se soma a esse grupo para ajudar a Aneel na fiscalização dos serviços. Isso é importante porque a Agrespi está presente no local onde o serviço público é prestado. E o Governo do Estado viabilizou, de forma recorde, a celebração desse convênio para que possamos atender melhor o consumidor de energia elétrica do Piauí”, destacou o diretor-geral da Aneel.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais