27.2 C
Jacobina do Piauí
3 de julho de 2025
Cidades em Foco
Betânia do PiauíGeral

Secretaria de Educação de Betânia do Piauí realiza ciclo de palestras para pais de alunos de escolas municipais

A Secretaria de Educação de Betânia do Piauí, com o apoio da prefeitura municipal, realizou, na última sexta-feira (01), o ciclo de palestras para pais e alunos das escolas municipais Maria Natividade, Manoel Cavalcante e Creche Mãe Angela. O evente teve por objetivo oportunizar aprendizagem, troca de ideias, conhecimentos e mostrar a realidade de quem vive com autismo, dependência tecnológica, alimentação e desempenho escolar – temas debatidos durante o ciclo.

O evento aconteceu na Casa Paroquial da cidade e teve início às 14h30 com pais e alunos da zona rural do município, e às 18h00 com os discentes da zona urbana e suas famílias. Também participaram professores, diretores, coordenadores, motoristas, zeladores, merendeiras e vigias do núcleo escolar do município.

A psicóloga Mariana Damasceno retratou a importância e cuidados com a pessoa autista.

“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, onde os professores têm que estar sempre capacitados, informados, visto que a demanda de crianças e adolescentes vem crescendo consideravelmente após o período pós-pandemia”, falou.

A psicóloga da Educação do município, Joicilena Oliveira, abordou o tema dependência tecnológica e fez alertas aos pais e alunos.

“Vivemos um tempo em que a tecnologia vem afetando diretamente na vida das nossas crianças. e adolescentes. Essa dependência prejudica em todo desenvolvimento do aluno, ou seja, precisamos apertar forte essa tecla para que tenhamos um alunado com mais desempenho e focado nas atividades escolares, tanto quanto perante a sociedade. A internet tem seus benefícios, mas também é maliciosas. Precisamos que os benefícios prevaleçam e, para isso, precisamos colocar na mente dos nossos jovens e crianças normas para que não percamos o controle da situação”, disse.

A nutricionista do município, Cristiane Lima Souza, abordou os temas Alimentação e desempenho escolar. Ela falou da importância de abordar cada um deles.

“A alimentação é fundamental para que o aluno tenha uma melhor aprendizagem, um melhor desenvolvimento nas aulas, nas suas atividades. Um aluno bem nutrido aumenta o seu rendimento escolar. Felizmente, temos uma merenda de qualidade. Então, com todo esse contexto a Educação só tem a ganhar”, destacou.

VEJA AS FOTOS!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais