A Secretaria de Educação de Betânia do Piauí, com o apoio da prefeitura municipal, realizou, na última sexta-feira (01), o ciclo de palestras para pais e alunos das escolas municipais Maria Natividade, Manoel Cavalcante e Creche Mãe Angela. O evente teve por objetivo oportunizar aprendizagem, troca de ideias, conhecimentos e mostrar a realidade de quem vive com autismo, dependência tecnológica, alimentação e desempenho escolar – temas debatidos durante o ciclo.
O evento aconteceu na Casa Paroquial da cidade e teve início às 14h30 com pais e alunos da zona rural do município, e às 18h00 com os discentes da zona urbana e suas famílias. Também participaram professores, diretores, coordenadores, motoristas, zeladores, merendeiras e vigias do núcleo escolar do município.
A psicóloga Mariana Damasceno retratou a importância e cuidados com a pessoa autista.
“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, onde os professores têm que estar sempre capacitados, informados, visto que a demanda de crianças e adolescentes vem crescendo consideravelmente após o período pós-pandemia”, falou.
A psicóloga da Educação do município, Joicilena Oliveira, abordou o tema dependência tecnológica e fez alertas aos pais e alunos.
“Vivemos um tempo em que a tecnologia vem afetando diretamente na vida das nossas crianças. e adolescentes. Essa dependência prejudica em todo desenvolvimento do aluno, ou seja, precisamos apertar forte essa tecla para que tenhamos um alunado com mais desempenho e focado nas atividades escolares, tanto quanto perante a sociedade. A internet tem seus benefícios, mas também é maliciosas. Precisamos que os benefícios prevaleçam e, para isso, precisamos colocar na mente dos nossos jovens e crianças normas para que não percamos o controle da situação”, disse.
A nutricionista do município, Cristiane Lima Souza, abordou os temas Alimentação e desempenho escolar. Ela falou da importância de abordar cada um deles.
“A alimentação é fundamental para que o aluno tenha uma melhor aprendizagem, um melhor desenvolvimento nas aulas, nas suas atividades. Um aluno bem nutrido aumenta o seu rendimento escolar. Felizmente, temos uma merenda de qualidade. Então, com todo esse contexto a Educação só tem a ganhar”, destacou.