29.7 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeral

28 pessoas com idade entre 0 e 19 anos foram vítimas fatais da Covid no Piauí, diz Sesapi

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Das 7.348 mortes causadas pela Covid-19 no Piauí desde o começo da pandemia, em meados de março de 2020, 28 delas eram pessoas com idades entre 0 e 19 anos, é o que comprova os dados mais recentes do Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que no boletim de ontem (23) confirmou a morte de um garoto de dois em Picos causada pela doença.

Em relação aos mais de 338 mil infectados pelo vírus até agora, quase 5% corresponde a faixa etária de até 9 anos e pouco mais de 9% a jovens entre 10 e 19 anos. Atualmente cinco crianças estão internadas no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, duas delas em leitos de UTIs.

“Embora as crianças adoeçam menos e frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus e infelizmente podem vir a óbito. Por isso, devemos ficar atentos aos cuidados com as nossas crianças, principalmente com a retomada das atividades escolares”, alertou o secretário de Saúde, Florentino Neto.

Vacinação

No Piauí 3.164 crianças de 05 a 11 anos já receberam sua primeira dose de vacina contra a doença, em 57 cidades do estado. Para ampliar esta oferta, a Sesapi enviou, na manhã desta segunda-feira (24), 54 mil vacinas CornaVac, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sannitária (Anvisa) na semana passada, para ser aplicada em pessoas de 06 a 17 anos.

No Brasil dois imunizantes estão sendo usados para o público infantil. A Pfizer pediátrica, que pode ser aplicada em crianças de 05 a 11 anos, inclusive naquelas imunossuprimidas, com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e a segunda aplicação. E a CoronaVac, que deve ser aplicada  em pessoas de 06 a 17 anos, não podendo ser vacinadas pessoas dessa faixa etária que são imunossuprimidas, a dose é a mesma aplicada em adultos e tem o intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose.

“Nós mais uma vez pedimos aos pais e responsáveis que levem suas crianças para tomar as vacinas, assim que os municípios chamarem. Pedimos também ao nosso público de adolescentes que tomem também sua proteção e que voltem para a segunda dose. Só com todos vacinados poderemos vencer esta pandemia”,  concluiu Florentino Neto.

Da Redaçao, Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais