33.8 C
Jacobina do Piauí
4 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Em nova inspeção, CRM detecta irregularidades no hospital do Buenos Aires

Foto: CRM

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) voltou a inspecionar as instalações do Hospital Buenos Aires e constatou que a unidade de saúde permanece com as falhas encontradas há 5 meses. A inspeção atende a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com relatório divulgado pelo CRM, os maiores problemas foram encontrados na ala de repouso dos profissionais. Há também problemas em escalas e até falta de médicos.

“Foram encontradas irregularidades, incluindo o descumprimento de normas previstas para o combate à pandemia da Covid-19, como espaçamento mínimo das camas e falta de lençóis. Também foram encontradas falhas nas escalas médicas e falta de médicos suficientes, como neonatologistas para atender a grande demanda”, afirma o CRM.

A primeira inspeção foi realizada no dia 05 de março. Na ala de repouso feminino, segundo o Conselho, a situação é mais delicada e há relator de profissionais que dormem no chão do local.
“Foi constatado o subdmensionamento do espaço para a quantidade de profissionais, não distanciamento mínimo das camas, chegando os profissionais a dormirem no chão por falta de camas, principalmente nos dias de quarta e sexta-feira, quando as equipes de plantão têm a maioria mulheres, incluindo médicas, enfermeiras e fisioterapeutas. Dos dois vasos sanitários, apenas um funciona, o outro se encontra entupido.  As escalas médicas de obstetrícia e neonatologia permanecem com buracos e profissionais sem perspectiva de férias, pois quando chega o período de vacância não há previsão de profissionais substitutos”, diz o relatório.

O CRM-PI recomendou a regularização dos problemas detectados tanto à direção do hospital, quanto à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e também enviou relatório ao Ministério Público Estadual.

Em contato com a FMS, o órgão disse que só vai se manifestar quando for notificado.

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais